O Curso

O Bacharelado em Comunicação Organizacional visa disponibilizar no mercado de trabalho um profissional com competências em comunicação organizacional e, adequado à realidade do desenvolvimento tecnológico. Para isso, o curso se desenvolve com estudos interdisciplinares e disciplinas que propiciam ao seu aluno a compreensão do importante papel do agente de comunicação na organização à qual esteja vinculado, ao explorar aspectos técnicos, políticos e econômicos da comunicação nas organizações. O aluno irá desenvolver e aprimorar o planejamento de projetos e das diferentes atividades ligadas à área de comunicação. O objetivo do Bacharelado em Comunicação Organizacional é formar profissionais capazes de gerir e administrar as novas exigências da comunicação organizacional, frente às expectativas da comunidade e/ou organização para a qual estejam trabalhando. Os processos de comunicação interna e externa, desta forma, são entendidos como fatores indispensáveis para a conquista tanto da competitividade quanto da respeitabilidade social de toda e qualquer organização, e, por isso esses profissionais, estarão formados para gerenciar atividades de publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas, marketing, comunicação oral, pesquisa científica, cerimonial e protocolo em eventos e políticas da comunicação, além de outros segmentos do conhecimento concernentes à proposta do Curso, serão capazes de, ao reconhecer o importante papel de agente social inerente aos processos da comunicação, desenvolver pensamentos e práticas estratégicos que colocarão a organização em papel de destaque diante de seus públicos-alvos.

Perfil do Egresso

O Bacharel em Comunicação Organizacional é o profissional com competências e habilidades para gerenciar a comunicação dos mais variados tipos de organizações. Habilitado para planejar e implementar ações de comunicação interna e externa, em
ambientes virtuais ou não, o comunicador organizacional atua em agências, organizações do terceiro setor, não governamentais, movimentos sociais e veículos de comunicação e em organizações de grande, pequeno e médio porte dos mais diversos
setores da economia. Com autonomia intelectual para compreender o mundo das organizações em seus diferentes contextos, este profissional tem uma atuação comprometida com a ética, com a inovação e com a democratização da informação.
Assim, será um profissional com competências para:
• Planejar e desenvolver as políticas de comunicação da organização;
• Desenvolver programas de comunicação interna e externa;
• Gerenciar a comunicação em situações de crise;
• Definir os objetivos, públicos e mensagens prioritárias de comunicação da organização;
• Assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias, sendo capaz de mobilizar tais referenciais em análises críticas da realidade;
• Dominar as linguagens habitualmente empregadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, produção e interpretação, o que envolve o domínio da técnica;
• Empregar corretamente a língua nacional para escrita e interpretação de textos gerais e especializados na área;
• Refletir criticamente sobre as práticas profissionais do campo da comunicação;
• Elaborar diagnósticos, prognósticos e estratégias para o aperfeiçoamento das relações interinstitucionais e de valorização do aspecto humano das organizações;
• Formular estratégias políticas voltadas para o aprimoramento dos setores de atividades públicas ou privadas, que tenham o bem público como base, como atividades de Terceiro Setor e Comunicação Pública;
• Desenvolver procedimentos de relações com a imprensa, sintonizados com natureza específica do ramo de atuação da organização;
• Gerenciar a produção de publicações internas e externas, técnicas e comemorativas, para os diversos públicos da organização;
• Planejar e organizar pequenos, médios ou grandes eventos do mundo organizacional;
• Planejar, gerir e tomar decisões profissionais sobre campanhas, projetos e atividades da área de Comunicação das organizações.

Matriz

Aprendizagem baseada em projeto interdisciplinar com temas contemporâneos sobre o campo de atuação do profissional de comunicação organizacional. Introdução ao cenário mercadológico da comunicação organizacional. Metodologia projetual.

Noções fundamentais sobre linguagem. Fundamentos da comunicação para conversação e apresentações em público. Princípios e critérios de textualidade. Comunicação no meio profissional: gêneros formais orais e escritos. Gêneros acadêmicos.

Conceito e caracterização de organizações; Investigação sobre a comunicação nas organizações; Mapeamento dos públicos; Comunicação organizacional como função estratégica no gerenciamento de negócios e de relacionamento com os públicos.

Conceitos e fundamentos sobre criatividade. O pensamento divergente. A criatividade como elemento central do cotidiano e da comunicação. A manifestação criativa em produtos e dinâmicas culturais. As escolas e pensamentos de arte. Intertextualidade na comunicação. Repertório como conhecimento de estruturas e processos. Processos criativos.

Princípios gerais do direito e noções sobre o ordenamento jurídico brasileiro. Os direitos e deveres individuais e coletivos na Constituição Federal de 1988. A comunicação no exercício da cidadania. Liberdade de expressão x liberdade de imprensa. O direito de resposta e à própria imagem. Tópicos sobre direito do consumidor e direito do trabalho. Tópicos de direito empresarial. Responsabilidade civil e dano. Crimes contra a honra no Código Penal Brasileiro. Noções gerais sobre direitos autorais e proteção à propriedade intelectual. Códigos de ética no campo da comunicação. Ética empresarial. Análise de casos e problemas éticos e legais na comunicação. O direito da comunicação e o direito à comunicação.

Fundamentos da Metodologia Científica. A ciência e a produção do conhecimento científico – dialética como base do pensamento científico. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Métodos e técnicas de pesquisa. O pré-projeto e o Projeto de pesquisa. Avaliação de projetos; CEP (comitê de ética em pesquisa); O Experimento. A Comunicação Científica. A organização do texto científico (normas ABNT/UTFPR).

Fundamentos de Mercadologia. O Ambiente de Marketing. Mercados consumidores, demandas e segmentação. Desenvolvimento do Marketing Mix. Mercadologia e sociedade. Marketing contemporâneo.

Reflexões a respeito de processos e produtos comunicacionais. Desenvolvimento de projetos de comunicação, em caráter interdisciplinar e coletivo.

Reflexão crítica acerca da natureza da linguagem humana. Relações entre a linguagem, contexto e comunicação. Processos pelos quais produzimos sentidos nos mais variados gêneros textuais. Características da língua portuguesa em contextos reais de produção de sentido: artigos de jornais; reportagens; canções populares; tirinhas; filmes; e propagandas.

A percepção visual de imagens bidimensionais e espaços tridimensionais: perspectiva, volumes, formas e cores. A Escola de Gestalt e a organização do mundo visual. O advento da imagem técnica e seus diversos usos desde o séc. XIX. A imagem como produtor e produto de práticas sociais. A representação por imagens técnicas e a geração de sentido na Comunicação. Os elementos plásticos dos textos visuais. Introdução à semiótica discursiva e à análise de imagens.

As organizações como complexos socioculturais. Cultura, comportamento e clima organizacionais. Diversidade cultural nas organizações. A história e a memória das organizações e suas potencialidades comunicativas. A cultura organizacional como fundamento dos processos comunicacionais internos.Políticas, estratégias e ferramentas de comunicação interna.

Compreensão do processo de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) e sua relação com o comportamento de consumo. Estratégias e ferramentas de CIM, tais como: publicidade e propaganda, merchandising; mídia espontânea; marketing direto e e-marketing; venda pessoal; promoção de vendas. Tipos de campanhas e mídias.

História como discurso; comunicação como formadora de identidade. Dialética. Estudo dos processos de disseminação de informações e seu impacto na modificação de comportamentos humanos. Análise da cultura contemporânea através dos meios de comunicação.

A mídia como meio tecnológico portador de conteúdos, portanto, de sistemas simbólicos. O conteúdo da mídia e a adequaçãoou transformação do meio. Confecção de ferramentas de comunicação em diferentes mídias. Caracterização de veículos de comunicação. As mídias no mundo contemporâneo e as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC. Planejamento de mídia.Interface entre ferramentas de comunicação, veículos e público alvo.

A equipe de criação dentro da agência de comunicação. A criação dentro da comunicação integrada. Processos de criação publicitária. A criação entre o brief criativo e a realização de peças. Redação e direção de arte. O conceito criativo. A geração de sentidos nos diferentes textos e linguagens. A intertextualidade nos propostas publicitárias. A publicidade como produto cultural.

A linguagem fotográfica e seus elementos expressivos. Os diferentes usos da fotografia na Comunicação. A estética fotográfica como elemento de construção da imagem organizacional. A produção de sentido pelos sujeitos da fotografia: fotógrafo e leitor. Os diversos processos de produção, conforme tecnologia, proposta, uso e difusão de imagens. Equipamentos fotográficos e modos de usar: câmeras, objetivas e iluminação. A composição de luz com flashes e luzes contínuas. Repertório histórico e contemporâneo de fotógrafos. de diferentes práticas: documental, comercial, institucional e expressivo.

As organizações como complexos socioculturais. Cultura, comportamento e clima organizacionais. Diversidade cultural nas organizações. A história e a memória das organizações e suas potencialidades comunicativas. A cultura organizacional como fundamento dos processos comunicacionais internos.Políticas, estratégias e ferramentas de comunicação interna.

Jornalismo e sociedade. Os gêneros jornalísticos. A notícia. Técnicas de coleta de dados para produção noticiosa. Entrevista e fontes de informação. Redação de notícias, reportagens e textos opinativos.

Problemas e abordagem de pesquisa. Tipos e métodos de pesquisa. Instrumentos de pesquisa. Amostragem. Coleta, preparação e análise dos dados. Projeto de pesquisa. Análise e apresentação dos resultados.

Diagnóstico e a estrutura organizacional, políticas e procedimentos, lideranças, relações organizacionais e desvios de desempenho. Mecanismos de recompensas. Definição, quantificação e mensuração de variáveis de análise organizacional. Elaboração de roteiros e mecanismos de identificação de problemas e de coleta de dados organizacionais. Análise e interpretação de dados. Painel situacional e plano de mudanças organizacionais. Oportunidades de melhoria, matriz de prioridades e de controle.

Desenvolvimento de projetos de comunicação: diagnóstico e pesquisa, contexto teórico-prático, resolução de problemas e proposta de soluções. Desenlvolvimento de projteto de Comunicação Integrada no segmento de organizações sem fins lucrativos.

Formação de uma visão crítica e objetiva do processo de trabalho em comunicação audiovisual. A linguagem audiovisual. História do cinema mundial: introdução à teoria cinematográfica. Os gêneros do audiovisual: narrativas e modos de representar. As relações entre conteúdo, estética e linguagem. A função estética na comunicação audiovisual.

Princípios do design da informação, diagramação e ergonomia visual nos meios impressos e digitais, fundamentos do design editorial, tipografia, uso da cor na comunicação, produção de publicações, tratamento da imagem.

A Ciência da Comunicação: conceito, objeto e objetivo. O processo da Comunicação. O protagonismo do campo da comunicação na sociedade atual. Correntes teóricas precursoras (funcionalismo e teoria crítica) e sua contribuição para os estudos contemporâneos da comunicação de massa.

A assessoria de imprensa e o papel do assessor. Os diferentes tipos de assessoria em órgãos e instituições (públicos e privados). O relacionamento com o assessorado e com a mídia. Media Training. As questões éticas. Produção de press-release. Criação de produtos voltados aos diversos públicos das organizações. Os portais, boletins e newsletters como presença digital e posicionamento organizacional. Comunicação interna. O texto de comunicação organizacional. House-organ e os dispositivos midiáticos institucionais. Estudos de caso.

Fundamentos de teoria antropológica: os conceitos de etnocentrismo e relativismo cultural; a dicotomia natureza-cultura; os sistemas simbólicos e de classificação. Antropologia da comunicação e da mídia. As mídias como instâncias de construção e reprodução de significados, práticas e estruturas sociais. Comunicação e alteridade: a representação das diferenças sociais e culturais na comunicação e na produção midiática.

Introdução à Economia. Estudo dos conceitos de macro e microeconomia. Globalização panorâmica da economia. Panorama da economia atual. Grandes temas econômicos. Sistema de preços. O jogo econômico. Estrutura de mercado. Nova e velha economia. Inflação e impactos. Orientação da atividade econômica. Indicadores econômicos.

As diversas etapas nos processos de produção audiovisual. A elaboração do roteiro, da ideia inicial ao roteiro técnico. Diferentes formatos de roteiro para cinema, televisão e vídeo. Preparação e planejamento de produção. As diferentes funções de uma equipe de produção. Características de diferentes equipamentos de captação de imagem, de som, luz e edição. Possibilidades estéticas conforme narratia e tecnologias. Teoria de edição e montagem de imagens e som. Estruturas narrativas de edição para diferentes produtos audiovisuais. Os modos de produção audiovisual em variados momentos da história. Repertório de produções históricas e contemporâneas.

Abordagens teóricas recentes da Comunicação: O campo da comunicação midiática e suas dimensões sociais, políticas e econômicas; estudos de recepção e efeitos sociais dos media; estudos culturais na comunicação.

Introdução ao planejamento. Diagnóstico e pesquisa organizacional. Mapeamento de públicos. Fixação de políticas de comunicação. As etapas do planejamento estratégico organizacional. Produção e implantação de planos, projetos e programas de ação. Avaliação, controle e monitoramento. Mensuração de resultados.

Ideias formadoras do cenário nacional. Movimentos sociopolíticos brasileiros. Formação das ideias políticas contemporâneas brasileiras. A questão das minorias: negros, indígenas, mulheres, imigrantes, LGBT.

Análise ambiental a partir de fatores políticos, legais, econômicos, sociais, culturais e concorrenciais para implementação de políticas e agências de comunicação integrada. Aplicação do composto comunicacional. Os usos da comunicação mercadológica, institucional e interna.

Classificação e tipologia de eventos. As etapas do planejamento e organização de eventos. Cerimonial eprotocolo em eventos de natureza diversificada. Patrocínio e apoio a eventos.

Pragmática e Análise do Discurso. Língua e discurso. Conceitos Básicos da Teoria do Discurso. A heterogeneidade discursiva. Memória discursiva. Sujeito e ideologia. O discurso como prática social e as relações de poder. Análise do discurso em textos de Comunicação.

As teorias da técnica e as mediações tecnológicas. Comunicação em rede, suas características e suas dimensões. Transformações nos padrões de comunicação e sociabilidade a partir das tecnologias da comunicação em rede. Temas emergentes em comunicação e tecnologia.

Conceito e tipos de crise. Discussão sobre crise de imagem e comunicação organizacional. Prevenção da crise: aspectos e ações da gestão e da comunicação.

O conceito de cultura e subcultura nas ciências sociais. O processo de socialização e o processo de aquisição de cultura. Etnocentrismo. Meios formais e informais de transmissão de cultura. Cultura e Identidade. O local e o global, a relatividade da cultura e a universalidade do homem. Cultura das mídias. A web como espaço social e cultural, as dinâmicas relacionais das redes sociais. Cultura digital e práticas culturais emergentes.

Compreender a multiplicidade histórico-discursiva em torno do conceito(s) de tecnologia(s). Refletir sobre as tecnologias da comunicação no contexto mundial e brasileiro. Conhecer a história das tecnologias da comunicação no Brasil. Conhecer e refletir sobre as diferentes inter-relações entre tecnologia e universo do trabalho na área de comunicação. Interpretar a intenção, autonomia e sujeição na produção de saber tecnológico. Usar a tecnologia de modo ético no universo da comunicação.

Aspectos básicos da governança corporativa. Teorias relacionadas a governança corporativa. Princípios de governança. Governança corporativa no Brasil. Governança pública: aspectos gerais, tendências teorias na gestão pública. Governança e governabilidade. Transparência e prestação de contas. Governança na gestão pública brasileira. Identificar as diferentes formas de políticas de comunicação da informação das organizações. Comunicação no governo. Marketing político. Relações públicas governamentais.

Elaboração de proposta de trabalho científico. Coleta e análise de dados. Desenvolvimento e redação do projeto.

A ética e as teorias sobre princípios éticos. Meios de comunicação social e informação ética. Ética no cenário globalizado. Ética na comunicação organizacional. Ética no ambiente de trabalho. Convenções internacionais de ética na comunicação.

Psicanálise: Inconsciente e linguagem, teoria da repressão, formações do inconsciente, constituição do sujeito, subjetividade nas organizações e na comunicação, mecanismos de defesa, mal-estar da contemporaneidade.
Psicologia Analítica: Inconsciente coletivo e arquétipos, teoria da compensação, projeções do inconsciente coletivo, processo de individuação, subjetividade nas organizações e na comunicação, desequilíbrio psíquico.
Psicologia do rumor: rumor como fenômeno da comunicação informal, aspectos inconscientes no surgimento e na propagação dos rumores.

Estratégias e vantagem competitiva. Cadeia de valor. Posicionamento estratégico. Diversificação, fusões e aquisições. Firmas e quase-firmas. Estrutura-Conduta-Desempenho. Estratégias de inovação. Concorrência neo-schumpeteriana.

Noção de Trabalho nas Organizações; A relação entre tecnologia e trabalho; Fundamentos da Gestão do Conhecimento; Aprendizagem nas Organizações; Noção de Competências; Tipos de competências: individuais, gerenciais e organizacionais; Gestão de Competências; Culturas e Valores Organizacionais na Gestão do Conhecimento; Capital Intelectual e Gestão de Competências; Inteligência Organizacional e competitividade.

Elaboração de proposta de trabalho científico. Coleta e análise de dados. Desenvolvimento do trabalho proposto.
Redação do trabalho.

O que é crítica. Panorama da crítica cultural brasileira. Princípios de análise crítica. Critica cultural como objeto de conscientização e problematização sociopolítica.

Estudos em Comunicação associados aos processos organizacionais. Comunicação empresarial, institucional, corporativa e organizacional. Auditoria da comunicação. Diagnóstico, pesquisa, implementação, controle e avaliação da comunicação. Comunicação integrada ao processo de gestão organizacional.

Estudos em Linguagens associados aos processos organizacionais. Formação de uma visão crítica dos discursos (entendendo-os em suas diferentes materialidades: imagéticas, sonoras, verbais, digitais, etc.) e práticas de gestão. Relações de poder constitutivas da vida social e organizacional mediadas pela linguagem. Discursos organizacionais. Identidade e representações organizacionais.

Estudos em Humanidades associados aos processos organizacionais.Perspectiva crítica da sociedade e da comunicação. As mídias como instâncias de construção e reprodução de significados, práticas e estruturas sociais. Formação das ideias políticas na contemporaneidade. Desenvolvimento de visão crítica/reflexiva dos elementos constitutivos do vínculo imanente indivíduo-organizações-sociedade. Pensamento sobre a estratégiados indivíduos e organizações.

Ações de comunicação voltadas à gestão das marcas enquanto principais ativos das organizações. Ferramentas de análise do valor de marca (brand equity). Plataformas e canais da comunicação de marca. O branding na perspectiva da experiência dos públicos com a marca. Estratégias de branded content nos projetos de comunicação organizacional.

A disciplina aborda as aplicações práticas da comunicação organizacional em plataformas digitais. Discute estratégias de engajamento e relacionamento com públicos em novas mídias e mídias sociais da internet. Tem como objetivo habilitar o discente para a compreensão dos processos de planejamento estratégico e desenvolvimento de planos de comunicação digital.

Comunicação e Democracia: Comunicação e valores democráticos: Representação, participação, transparência; opinião pública e debate público; Mídia e eleições: Cobertura jornalística, campanhas eleitorais, HGPE, propaganda e marketing político, pesquisas de opinião, imagem pública; Comunicação e mobilização social: Comunicação e engajamento cívico, mídia, cidadania e movimentos sociais; Políticas de Comunicação: Relações entre Estado, Economia e Mídia no Brasil, Regulamentação das Comunicações

The main idea is to study and discuss different proposals in contemporary photography. Therefore, explore possibilities and limits of photographic poetics in documentary, artistic, institucional and commercial works. Also, understand the elements of the photographic poetics, their uses and interpretations. Finally, examine relations between poetics and technologies.

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